Rolling Start

Com o crescimento do Setúbal Triathlon, a terceira edição terá uma novidade no segmento de natação. A partida será feita através de Rolling Start para aumentar a segurança dos atletas, reduzir a ansiedade e melhorar os tempos e a experiência de uma forma geral.

O que é?

A partida do segmento de natação em Rolling Start distribui os atletas de acordo com o tempo previsto para concluírem o percurso de natação. Depois de divididos pelas caixas de acordo com o tempo, os atletas são alinhados em seis corredores e a cada cinco segundos é dada a partida a apenas seis triatletas.

O tempo de cada atleta só começa a contar depois de passar o chip no sistema de cronometragem que estará colocado após os corredores.

Este método reduz os riscos da natação, evitando grandes aglomerados de pessoas e permite que cada triatleta nade de acordo com o seu ritmo e técnica.

Dinâmica Rolling Start

Existirão três caixas, em terra, onde os triatletas se devem distribuir de acordo com o tempo estimado para concluir o percurso de natação – 1,9 km.

A divisão prevista será a seguinte:

  • < 32 minutos: triatletas que pretendem concluir o segmento de natação com tempo inferior a 32:00 minutos;
  • ≥ 32 min a < 42 minutos: triatletas que pretendem concluir o segmento de natação entre 32:00 minutos e inferior a 42:00 minutos;
  • ≥ 42 minutos: triatletas que pretendem concluir o segmento de natação com tempo igual ou superior a 42:00 minutos.

Depois de todos os triatletas estarem distribuídos pelas três caixas, a organização encaminhará os mesmos para os corredores de partida onde a cada cinco segundos sairão seis triatletas.

O Cut-Off do segmento de natação é 1 hora e conta a partir do momento da partida de cada triatleta.

Nota: cada triatleta é responsável pela escolha da caixa de partida, sendo que deverá adequar a sua escolha ao seu nível de natação e experiência. A organização solicita a todos os triatletas uma escolha honesta de forma a que todos os participantes possam ter a melhor experiência possível.

Infografia

Todos os detalhes do percurso aqui