Caro Atleta,

Esta é uma situação com a qual nenhum organizador ou atleta gosta de ser confrontado.

No entanto, e de plena consciência, tivemos de deixar de olhar apenas para a nossa prova e concentrarmo-nos em ajudar a resolver o problema de saúde pública que o nosso país enfrenta.

Em virtude do atual panorama nacional e mundial provocado pelo Coronavírus - COVID-19 e respeitando as indicações que têm sido transmitidas pela Direção-Geral da Saúde, a HMS Sports e a Câmara Municipal de Setúbal, entidades promotoras do Lidl Setúbal Triathlon, decidiram adiar a realização da quarta edição da prova, que estava prevista para 19 de abril.

Não foi uma decisão fácil de tomar, mas após a devida avaliação, achamos ser a mais assertiva face à conjuntura que vivemos neste momento, pois consideramos que não estão reunidas as condições essenciais para realizar o Lidl Setúbal Triathlon no próximo mês.

Queremos que este evento seja dos atletas, dos familiares, dos acompanhantes, do público que estará certamente em Setúbal a apoiar os participantes durante a prova (1,9 km natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida). Queremos que todos desfrutem ao máximo da iniciativa e da cidade de Setúbal para que a quarta edição do Lidl Setúbal Triathlon seja uma experiência singular e memorável. O trabalho, o esforço e a dedicação da organização e dos parceiros só faz sentido se os atletas usufruírem do evento no seu esplendor!

Queremos que todos possam preparar-se da melhor maneira, o que neste momento não é possível, principalmente com o encerramento das piscinas.

Muitos eventos já foram adiados/cancelados, certamente outros ainda o serão. Estamos conscientes de que o segundo semestre de 2020 estará sobrecarregado de eventos. No entanto, após analisarmos vários fatores, não temos outra alternativa senão organizar a quarta edição do Lidl Setúbal Triathlon no dia 25 de outubro.

Encontrar uma nova data foi uma tarefa muito difícil e para tomar esta decisão, tivemos em consideração o seguinte:

  • O mês de maio, devido à sua proximidade da situação atual, não seria o indicado para realizar a prova;
  • de junho a setembro, decorrerá a época balnear, não sendo viável a realização de um evento desta natureza em Setúbal;
  • o calendário desportivo nacional e os eventos desportivos previstos para Setúbal;
  • as marés previstas para o local da natação (praia do Parque Urbano de Albarquel).

Próximos passos:

Em função da nova data, 25 de outubro, apresentamos duas possibilidades para amenizar esta situação:

  • Quem pretender que a inscrição deste ano passe para a edição de 2021, deverá contactar a organização através da linha de apoio do evento: info@setubaltriathlon.pt, até 19 de abril 2020;
  • Os atletas que não contactarem a organização através da linha de apoio do evento info@setubaltriathlon.pt, até 19 de abril, serão considerados inscritos na nova data (25 de outubro 2020) aplicando-se todas as regras à data inicial do evento, nomeadamente a alteração de dados da inscrição até duas semanas antes da prova, neste caso até 11 de outubro.

Neste momento, a organização não tem possibilidade de indicar a data do evento do próximo ano, mas assim que possível fará a devida divulgação. Naturalmente, o objetivo é manter o mês de abril à semelhança das três edições anteriores (9 abril 2017, 8 abril 2018 e 14 abril 2019). No entanto, a escolha irá depender, sobretudo, das marés.

Acreditamos que muitos dos inscritos estarão tristes e desapontados, pois dedicaram muitos meses a preparar e a treinar para o evento que nos está no coração, mas acreditem que esta decisão foi mesmo difícil para a HMS!

Vamos continuar a trabalhar para merecer a vossa confiança, hoje e sempre!

A Equipa HMS Sports